Eu já comentei aqui no blog alguns pequenos problemas que encontramos no dia-a-dia, que apesar de serem pequenos nos tomam muito tempo, ou de mensagens de erro que não sugerem, nem de longe, uma possível solução.

E isso aconteceu novamente. Um usuário me disse que o Excel não abria mais, que ficava pedindo pra instalar “um tal de Windows não sei o quê”. Quando fui ver, o Excel 2003 ficava pedindo o CD de instalação para executar o arquivo PRO11.msi. O detalhe é que eu não estava nem perto do CD de instalação.

Usei o recurso localizar do Ruindow$ Windows pra ver se achava o tal arquivo; nada. Depois, restauração do sistema; nada. Baixei o arquivo que encontrei no 4shared, mas o máximo que consegui foi um instalador que tinha mensagens escritas em algum dialeto árabe, daqueles escritos da direita pra esquerda. Bonito, mas não funcionou.

Foi quando o oráculo me levou até o artigo 329117 da MS, e eis a solução: bastou criar uma pasta vazia com o nome XLStart dentro de C:\Arquivos de Programas\Microsoft Office\Office11. Pronto, o Excel funcionou like a charm

Custava dizer que era esse o problema? Será que é essa a função dito arquivo que ele tanto me pedia? Obrigado, tio Bill, pelo legado que nos deixou.